Em audiência com o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Remígio Todeschini, o autor do projeto que concede incentivos fiscais às empresas que empregarem trabalhadores com mais de 40 anos, senador Jefferson Péres (PDT-AM), destacou o lado humanitário do projeto.
- Todos sabem que os desempregados maiores de 40 anos enfrentam enormes dificuldades para encontrar emprego formal. Nesse caso o desemprego é muito mais cruel do que aquele que atinge o jovem, que na maioria das vezes vive com os pais e não conhece o sentimento de humilhação. O jovem tem esperança de que pode mudar de vida, estudar, fazer concursos ou melhorar a qualificação. Isso não acontece com quem tem acima de 40 anos, não tem amparo doméstico e corre o risco de sofrer com a depressão. O projeto não tem a pretensão de mudar o problema, pois as leis não mudam a realidade social, mas minimizam - disse Jefferson.
Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu a Todeschini que envie os dados sobre o desemprego elaborados pela secretaria às reuniões mensais do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Desse modo, afirmou o senador, os técnicos da área econômica poderiam ter uma visão mais realista da questão. Para o senador Osmar Dias (PDT-PR), o desemprego tem relação com a falta de qualificação profissional dos trabalhadores.
Na avaliação do senador César Borges (PFL-BA), a população está frustrada com o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
- Temos um governo presidido por um sindicalista e todos esperavam muito mais das atuais políticas públicas para a geração de emprego. O país precisa de crescimento consistente e permanente, sem altos e baixos na taxa de juros. Não adianta manter moeda forte se a alta carga tributária desestimula a atividade econômica privada. A burocracia pesada prejudica quem quer produzir. Por isso a economia mantém milhões de trabalhadores na ilegalidade. A população esperava políticas criativas e o que se vê é o contingenciamento dos recursos do trabalhador pelo governo que prometeu criar 10 milhões de empregos - disse César Borges.
Senador destaca lado humanitário do projeto de incentivo ao emprego
Quarta, 04 de Maio de 2005 às 08:57, por: CdB