Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 2026

Senado, no <i>Google</i>, é 'vergonha nacional'

Maior site de buscas na internet, o Google trouxe neste sábado, em sua página em português, o direcionamento para a página do Senado sempre que alguém busca pela frase "vergonha nacional". Protesto foi formatado por especialistas em Tecnologia da Informação

Sábado, 15 de Setembro de 2007 às 11:59, por: CdB

Maior site de buscas na internet do mundo, o Google trouxe neste sábado, em sua página em português, o direcionamento para a página do Senado sempre que alguém busca pela frase "vergonha nacional". O movimento, liderado por blogs (páginas de internautas) de todo o país, promove a distribuição de milhões de mensagens para outros usuários da internet, há apenas 48 horas, e já chegou ao primeiro lugar no ranking de buscas a cerca de 125 mil páginas em português.

Uma das mensagens para que se dissemine na web a ligação entre a sentença "vergonha nacional" e a página do Senado é esta, do blog Grande Abóbora:

"Ajude o Google a indexar melhor seus resultados. Escreva um post e utilize o link vergonha nacional (já redirecionada para a página do Senado) no corpo dele. Muito em breve, as pesquisas por vergonha nacional colocarão o site do Senado em primeiro lugar nos resultados. Uma campanha do Bender.

Update: o Rodrigo Stulzer teve a mesma idéia do Bender, mas publicou antes", diz a página.

Na Agência Senado, responsável pela comunicação da Casa, a reportagem do Correio do Brasil não localizou quem pudesse responder ao fato,  nem o senador Renan Calheiros ou seus assessores de imprensa foram localizados para comentar a campanha realizada na internet.

Tags:
Edições digital e impressa