Rio de Janeiro, 21 de Fevereiro de 2026

Senado instala CPI que investigará repasses da União a ONGs

Quarta, 03 de Outubro de 2007 às 15:29, por: CdB

O Senado instalou nesta quarta-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o repasse de recursos da União a organizações não-governamentais (ONG), sem que houvesse consenso na base aliada para indicação do relator. Eleito por unanimidade presidente da CPI, o senador Raimundo Colombo (DEM-SC) para a próxima terça-feira a reunião que definirá o nome do relator e do vice-presidente da comissão.

O senador Valter Pereira (PMDB-MS), que até esta terça-feira, tinha como certa sua indicação para a relatoria, disse que foi informado nesta manhã pelo líder do partido, Valdir Raupp (RO), de que a decisão seria suspensa, porque havia "desconforto por parte de outros parceiros". Pereira contou que pediu ao líder para marcar, ainda nesta quarta-feira, nova reunião da bancada para esclarecer o motivo da retirada de sua indicação.

— Vou sustentar [na reunião] a decisão que havia sido tomada e que tinha respaldo da bancada —, afirmou o senador.
 
Ele relatou, na semana passada, a Medida Provisória (MP) 377, que criava a Secretaria de Ações de Longo Prazo, além de 660 cargos na administração federal, e foi derrubada pelo Senado.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) informou, entretanto, que foi comunicado pela liderança do bloco governista de que seria indicado para o cargo de relator.
 
— Eu fui comunicado hoje de manhã que seria proposto o meu nome. Se eu receber essa responsabilidade, vou me dedicar totalmente para que a CPI faça um grande trabalho —, disse ele.

Na reunião, a líder do PT, Ideli Salvati (SC) indicou para a relatoria os senadores Flávio Arns (PT-PR) e Sibá Machado (PT-AC), que rejeitaram a função e apresentaram o nome de Arruda como alternativa. O presidente da CPI decidiu, então, marcar nova reunião para a próxima semana e dar tempo para a base chegar a um consenso sobre a relatoria

Tags:
Edições digital e impressa