Sessões solenes no Senado e na Câmara homenagearam, antecipadamente, o Dia Internacional da Mulher, que se comemora nesta quinta-feira. No Senado, será entregue o diploma Mulher Cidadã Berta Lutz, em homenagem às mulheres que tenham prestado serviços na defesa dos direitos femininos. Cinco mulheres receberão o diploma.
Pela manhã a Câmara realizou sessão solene e, à tarde, constava da agenda a votação de vários projetos considerados prioritários pela bancada feminina, relacionados aos direitos da mulher, dentre eles o que concede um dia de folga por ano para a realização de exames preventivos. São dez projetos, cinco dos quais foram apresentados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual, que combate esse tipo de crime.
Proposta
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comunicou, durante a sessão, que irá propor ao presidente do Senado, Renan Calheiros, a criação de comissão especial mista para debater a reforma política sob a ótica da participação feminina.
- É possível imaginar uma ampla reforma política, pela qual todos clamam, sem que em sua agenda a mulher esteja presente? - questionou a senadora.
Serys manifestou apoio à iniciativa da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) de promover audiências públicas com objetivo de debater a participação feminina na política.