O Senado americano conseguiu evitar a declaração de moratória dos EUA nesta terça-feira, ao aprovar um acordo bipartidário que eleva o teto da dívida pública do país e corta gastos orçamentários.
O acordo, apesar de desagradar alas de ambos os partidos, foi aprovado pela Câmara dos Representantes (deputados federais, de maioria republicana) na véspera. No Senado, de maioria democrata, foi aprovado por 74 votos a 26.
O presidente Barack Obama deve sancionar a lei ainda nesta terça, poucas horas antes de vencer o prazo para os EUA elevarem o teto de seu endividamento – caso contrário, não teriam como honrar compromissos financeiros e teriam de dar o calote no pagamento de alguns títulos, o que poderia desencadear distúrbios nos mercados globais.
O acordo se segue a meses de impasse entre republicanos e democratas, que discordam tanto do limite de endividamento quanto do escopo dos cortes orçamentários.