Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2026

Seminário discute as possibilidades e os limites da juventude

Terça, 10 de Novembro de 2009 às 11:00, por: CdB

O Seminário Juventudes: Possibilidades e Limites, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em parceria com a Universidade Católica de Brasília, que sediou o encontro encerrado na noite passada, contou com a proposta de que se faça um debate aprofundado propondo soluções acerca do tema abordado. O seminário é uma etapa preparatória para a Consulta Regional sobre a Estratégia Global de Juventude da Unesco, que acontecerá ainda este mês no Rio de Janeiro.

A ideia é que as propostas levantadas neste seminário sirvam de subsídio para o evento no Rio de Janeiro e que também sejam compiladas em uma publicação futura. Um dos objetivos é reforçar os vínculos entre a pesquisa e a formulação de políticas públicas para o setor. Esta proposta está baseada em um programa da Unesco que visa a transformação social.

As discussões giraram em torno de questões como ‘Vulnerabilidade e Violência’, ‘O Desafio da Educação Profissional e da Empregabilidade’ e ‘Como conviver com a velocidade da informação e da liquidez dos tempos’. Para falar sobre esses temas foram convidados, entre outros, Davi Barros, Presidente do Instituto de Juventude Contemporânea de Fortaleza (IJC), Jorge Abrahão de Castro, Diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Guilherme Canela, Coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, por exemplo.

Tags:
Edições digital e impressa