Cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) concentram-na tarde desta segunda-feira na praça Gomes Pedrosa, diante do estádio do Morumbi, segundo estimativa da Polícia Militar. Eles foram barrados por um bloqueio da Polícia Militar quando seguiam em passeata ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O grupo foi despejado, esta manhã, do local onde estavam acampados, em frente à Prefeitura de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Os manifestantes querem o cumprimento de um acordo, com a prefeitura de Itapecerica da Serra, acertado em maio. O acordo, para a construção de um primeiro conjunto habitacional para 350 famílias em Itapecerica, teve participação e apoio da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano paulista (CDHU), da Secretaria da Habitação e da Caixa Econômica Federal.
Pelo acordo, a prefeitura cederia o terreno e a CDHU construiria o conjunto com recursos e financiamento da Caixa federal. Mas os manifestantes afirmam que o prefeito da cidade, Jorge Costa (PMDB) pediu e obteve na Justiça a reintegração de posse do terreno, inviabilizando o acordo. A Agência Brasil não conseguiu obter resposta da prefeitura de Itapecerica da Serra quanto a essa informação.
Um grupo de sete integrantes dos sem-teto está neste momento reunido com um representante da Secretaria de Habitação do Governo do Estado, dentro de um posto policial fixo que funciona diante do estádio. Após a reunião, deverá haver um informe do resultado do encontro às famílias e à imprensa.
Os manifestantes são famílias sem-teto do Jardim Ingá e do Jardim das Palmas, na capital paulista, de Taboão da Serra e de Itapecerica na Serra, segundo o coordenador estadual do MTST, Guilherme Boulos.
Sem-teto negociam com governo paulista terreno em Itapecerica
Segunda, 13 de Agosto de 2007 às 13:27, por: CdB