Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Sem-terra sofre tentativa de assassinato em Alagoas

Segunda, 06 de Agosto de 2007 às 08:21, por: CdB

No fim da manha deste domingo, o sem-terra Iranildo Manoel, 37 anos, foi baleado com cinco tiros quando se aproximava de um assentamento na cidade de Delmiro Gouveia. Segundo relatos Iranildo foi vítima de uma emboscada. O caso foi registrado na delegacia local, que até a manhã desta segunda-feira não havia se pronunciado acerca do atentado cometido por "jagunços dos grileiros", segundo fonte do MST. O estado de saúde de Manoel é estável.

O sertão de Alagoas é uma das regiões de maior conflito agrário do Estado. Em março deste ano os trabalhadores realizaram uma marcha, a fim de serem atendidos nas reivindicações de suas necessidades básicas de sobrevivência, bem como, na agilidade na execução dos tramites que inviabilizam a Reforma Agrária. A mobilização culminou na ocupação de uma fazenda e ficou marcada pela expressiva atenção dada pela imprensa a criação de avestruzes existentes no local.

- O grito que ecoa neste momento é de repúdio e de justiça. O latifúndio tem feito vitimas por lutarem pela terra, educação, trabalho, justiça e liberdade. Exigimos respeito e atenção do Ministério Publico e demais órgãos competentes para que se averigúe e prendam os mandantes e executores de mais um crime contra os trabalhadores. Reafirmamos nosso compromisso com a luta e seus lutadores e lutadoras - disse Manoel.

Tags:
Edições digital e impressa