Rio de Janeiro, 20 de Março de 2026

Sem-terra é assassinado em briga por divisão de lotes

Terça, 07 de Novembro de 2006 às 07:42, por: CdB

No final da tarde do último domingo, na cidade Grão Mogol, norte mineiro, foi assassinado o agricultor Geraldo dos Reis. A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso, ocorrido em uma área de assentamento de trabalhadores sem-terra.

Geraldo teria sido atingido por tiros de outros trabalhadores rurais de uma mesma família, segundo informações da Polícia Civil em Grão Mogol (a 551 km de Belo Horizonte).

O problema teria ocorrido quando os assentados faziam a divisão das terras da fazenda Americana, destinada pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas para os trabalhadores rurais da região norte do Estado.

A área foi destinada para assentamento de aproximadamente 70 famílias, que não têm vínculo com nenhum movimento organizado de luta pela terra. A rixa teria acontecido porque nem todos os lotes estão ocupados.

Outras duas pessoas, Pedro Ferreira de Souza e Juarez Soares dos Santos,  ficaram feridas e estão internadas em hospitais da região. Um dos suspeitos pelos crimes é o agricultor conhecido como Marciano Silveira, que, segundo a polícia, já cumpriu pena por ter matado a mulher. Outros três suspeitos seriam parentes de Marciano.

Após o crime, os quatro suspeitos fugiram, e estão sendo procurados pelas polícias Civil e Militar. De acordo com a Polícia Militar, eles estavam armados com um revólver e uma espingarda.

Tags:
Edições digital e impressa