Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Sem-terra desocupam prédio do Incra na Bahia

Quinta, 22 de Março de 2007 às 18:59, por: CdB

Os manifestantes do Movimento de Luta Pela Terra (MLT) que ocupavam desde a terça-feira a área na frente da sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Salvador (BA), e os que invadiram o prédio do órgão em Itabuna, a 429 km da capital baiana, desocuparam os prédios nesta quinta-feira.

Eles tiveram a promessa de representantes do Incra de que o órgão promoveria a vistoria em cinco fazendas do estado e liberaria verbas para os assentamentos. Os manifestantes reivindicavam que o Incra vistoriasse 60 fazendas baianas, muitas delas já ocupadas pelos sem-terra.

Segundo a direção do MLT, a saída dos integrantes do movimento dos prédios não significa que vai haver diminuição no ritmo das invasões de terras. O movimento ameaça invadir 38 áreas consideradas improdutivas até abril.

Segundo dados do Incra, há, atualmente, ocupações de sem-terra em 80 fazendas baianas. Cerca de 33 mil famílias moram nas áreas invadidas.

Tags:
Edições digital e impressa