Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2026

Selo Verde identifica ônibus ecologicamente corretos

Os passageiros poderão identificar, a partir desta quarta-feira, quais ônibus estão engajados no projeto Procon Fumaça Preta, da Feema, que tem como objetivo principal fazer com que os coletivos reduzam a emissão de gases na atmosfera. Os que estiverem dentro dos padrões, serão facilmente identificados, através do Selo Verde, que ficará afixado no pára-brisa.(Leia Mais)

Quarta, 17 de Setembro de 2008 às 08:17, por: CdB

Os passageiros poderão identificar, a partir desta quarta-feira, quais ônibus estão engajados no projeto Procon Fumaça Preta, da Feema, que tem como objetivo principal fazer com que os coletivos reduzam a emissão de gases na atmosfera. Os que estiverem dentro dos padrões, serão facilmente identificados, através do Selo Verde, que ficará afixado no pára-brisa.

O projeto será lançado oficialmente nesta quarta-feira durante solenidade na Praia do Leme, Zona Sul do Rio, ao lado do Caminho dos Pescadores, com as presenças da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e dos presidentes da Feema, Axel Grael, e da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira.

O Procon Fumaça Preta é resultado de um convênio assinado em dezembro do ano passado entre a Secretaria do Ambiente, Feema, Fetranspor e a Petrobras/Conpet. O controle das emissões de gases de efeito estufa dos ônibus que circulam no Estado já vem sendo feito, com utilização de moderna tecnologia e com equipamentos homologados pelo Inmetro. Porém, a partir desta quarta-feira, todos os coletivos que estiverem dentro dos padrões receberão o Selo Verde de aprovação.

Dentre os compromissos do convênio está a redução e neutralização das emissões de gases de efeito estufa, pela frota de ônibus circulante, em 790 mil toneladas de CO2; a redução da queima de diesel em 290 milhões de litros; o plantio de 179.200 árvores, dentre outros.

Durante o evento serão feitas medições dos índices de fumaça preta e de ruídos de dois coletivos que receberão o adesivo com o Selo Verde, que identifica que estão dentro dos parâmetros considerados adequados.

Tags:
Edições digital e impressa