A seleções que se classificarem para a Copa do Mundo de 2010 não poderão estabelecer suas bases em Johanesburgo, Cidade do Cabo e outras sedes do torneio, disse na segunda-feira Dennis Mumble, gerente-geral do estádio FNB e membro do comitê organizador da próxima Copa.
Segundo ele, a intenção é fazer outras comunidades também compartilharem do prestígio da disputa.
- Devemos espalhar os benefícios além das nove cidades-sede. Isso abre responsabilidades para cidades não-anfitriãs. - disse Mumble em discurso numa conferência perto de Johanesburgo, segundo a agência Sapa.
Mumble pediu às cidades menores que preparem acomodações e segurança para receberem 31 seleções estrangeiras e centenas de milhares de turistas que são esperados no país durante a primeira Copa na África.
Na verdade, há pressão para que a população local e de outros países do continente também desfrutem do torneio. Moçambique, por exemplo, quer servir de base para alguma seleção, além de ter a intenção de atrair turistas para suas praias. A capital da ex-colônia portuguesa, Maputo, fica a apenas duas horas de avião de Nelspruit, uma das sedes da Copa.
A África do Sul está construindo e reformando dez estádios para receber a Copa. A Fifa criticou a organização pela suposta demora em começar as obras, mas autoridades disseram no mês passado que a construção agora aparentemente está cumprindo os prazos.