Na próxima terça-feira, o Ministério do Trabalho vai anunciar a lista dos setores cujos trabalhadores demitidos serão beneficiados com o aumento do seguro-desemprego em mais dois meses. Atualmente, o benefício varia de três a cinco meses, dependendo do tempo em que o trabalhador ficou no emprego. O seguro vai de R$ 465 a R$ 870, sendo o valor médio pago de R$ 595,20.
Agora, as parcelas serão de cinco a sete meses. Segundo o ministério, a medida é por tempo determinado e ficará restrita apenas aos setores mais atingidos pela a crise e aos Estados que tiveram mais demissões nessas áreas. Desta forma, será possível, por exemplo, que o seguro seja estendido para o trabalhador demitido de uma siderúrgica em São Paulo, mas não para quem trabalhava na mesma área em outra região do país.
– Na semana que vem nós vamos anunciar por estados e por setores quem serão os beneficiados. Devem ser os setores exportadores e aqueles mais afetados pela crise nos últimos três meses – afirmou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em conversa com jornalistas na manhã desta quarta-feira.
Somente poderá ser beneficiado quem perdeu o emprego a partir de 1º de dezembro de 2008. O pagamento extra será feito a partir de abril e será automático. A análise será feita por setor e por Estado, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foram divulgados entre dezembro e fevereiro.