Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Segundo superposto 24 horas será instalado este mês em Irajá

Segunda, 06 de Agosto de 2007 às 08:33, por: CdB

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil inaugura na segunda quinzena de agosto, em Irajá, Zona Norte do Rio, mais um superposto 24 horas, oficialmente denominado Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas.

O primeiro foi instalado na Vila do João, dentro do Complexo da Maré, o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro com mais 16 comunidades e cerca de 130 mil habitantes, situado também na Zona Norte carioca. Este superposto tem tido uma média de 480 pacientes por dia.

Na UPA, o paciente depois de ser acolhido, o que é um primeiro atendimento feito por enfermeiros, ele terá seu risco avaliado. Além disso, o enfermeiro, e não o segurança que realiza a triagem em outros hospitais, também irá apurar a história do paciente e medirá a pressão arterial, temperatura e nível de oxigenação do sangue dele.

Definida, numa avaliação preliminar, a gravidade do caso, o paciente será encaminhado ao médico clínico ou especialista. Após nova avaliação, que poderá exigir exames de laboratório e radiologia, o paciente será conduzido ao médico para uma consulta da qual será liberado com uma receita prescrita ou permanecerá na UPA para receber medicamentos na própria enfermaria, chamada sala amarela, se o caso não for grave, ou sala azul, se o caso for mais grave. Casos muito graves ingressam na sala vermelha, recebem atendimento de urgência e são removidos para os hospitais de emergência, preparados para atender pacientes com risco elevado. Eles são levados para hospitais da rede SUS (Sistema Único de Saúde) por uma ambulância equipada do serviço de atendimento médico de urgências, o Samu 192, que fica de plantão na UPA.

Tags:
Edições digital e impressa