Especialistas em saúde dos Estados Unidos disseram que as condições em que o Papa João Paulo II se encontrava na terça-feira, ao ser hospitalizado, envolveram um bloqueio de ar para os pulmões, algo que pode durar até um minuto. O Vaticano anunciou que o Pontífice foi levado para o hospital com laringismo agudo.
- É uma experiência rápida, mas durante esse período a pessoa pode ficar um pouco azulada e muito aflita se já passou por isso antes. Parece que está morrendo. É muito assustador- disse James Thomas, um laringologista de Portland, no estado americano de Oregon.
Raramente, esse tipo de crise é fatal, afirmam especialistas. Mas é ainda mais preocupante em pessoas mais velhas com problemas de saúde como o Papa.
- O Papa é um homem velho e esse é um problema sério para um paciente idoso. Ele tem outros problemas de saúde e qualquer coisa que perturbe seu sistema respiratório é provavelmente um evento sério- disse Gerald Berke, chefe do setor de cirurgia de cabeça e pescoço do Los Angeles Medical Center, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
O especialista apontou, no entanto, que são os casos de pacientes que tenham morrido por causa desse problema especificamente.
Segundo especialistas, Papa pode ter lutado para respirar
Arquivado em:
Quarta, 02 de Fevereiro de 2005 às 03:05, por: CdB