Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2026

Segundo embaixador dos EUA, o mundo falhou ao tentar frear o caos em Darfur

Terça, 07 de Dezembro de 2004 às 22:15, por: CdB

O embaixador americano nas Nações Unidas, John Danforth, disse na terça-feira que os esforços internacionais para acabar com a violência na região de Darfur, no Sudão, não deram em nada e sugeriu que a União Africana envie mais forças para interromper as atrocidades.

Danforth falou depois que o Conselho de Segurança da ONU apreciou um relatório do secretário-geral da entidade, Kofi Annan. Segundo o relatório, Darfur está mergulhada no caos, assolada pelo aumento da criminalidade, por estupros e pelo incêndio de povoados, com 2,3 milhões de pessoas precisando de ajuda desesperadamente. 

- Não estamos chegando a lugar algum com respeito a Darfur. Tentamos tudo. Os rebeldes, o governo e as milícias são cúmplices do desastre. Eles assinaram acordos que aparentemente não significaram nada para eles - disse Danforth, um defensor da paz no Sudão que, no mês passado, renunciou ao posto de embaixador dos EUA na ONU por razões pessoais, depois de apenas seis meses no cargo.

Tags:
Edições digital e impressa