Os secretários de Segurança de Distrito Federal e Goiás se encontram nesta quinta-feira , às 14h no Ministério da Justiça, o secretário de Segurança Nacional, Antonio Carlos Biscaia, para definir o tamanho do efetivo da Força de Segurança Nacional que ficará no Entorno. A tropa inicial é formada por 150 homens.
Biscaia vai discutir com os secretários de Segurança de Goiás, Ernesto Roller, e do Distrito Federal, coronel Cândido Vargas, detalhes do pedido protocolado por um representante da Secretaria de Segurança de Goiás e também decidir quais serão as ações das equipes da Força Nacional na região.
A cidade goiana de Luziânia é uma das mais antigas do entorno do Distrito Federal e deve ser um dos alvos da ação da Força Nacional de Segurança Pública, que atuará no combate à violência. Fica a pouco mais de 60 quilômetros de distância de Brasília, capital que exerce influência em seu desenvolvimento. Tem aproximadamente 200 mil habitantes e problemas de cidades grandes brasileiras.
O Estado de Goiás anunciou o pedido de ajuda na última sexta-feira, após resolver impasse financeiro com o governo do Distrito Federal. O governo distrital se comprometeu a pagar todos os custos da contrapartida para formalizar o pedido de ajuda da Força. O estado goiano afirmava que não tinha recursos para arcar com as despesas de infra-estrutura da tropa - como, alimentação, hospedagem e transporte -, que é a contrapartida necessária dos estados para receber a ajuda federal.
Além de tropas, o governo terá um pacote de ações sociais. Em um mês, o plano estratégico com ações específicas para o combate à violência na região do entorno do Distrito Federal estará pronto. Segundo o Ministério da Justiça, as ações incluem como tática a educação dos policiais, o investimento na polícia comunitária e as parcerias com a sociedade civil, todas ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Secretários de Segurança têm encontro para definir atuação da Força Nacional
Quinta, 27 de Setembro de 2007 às 07:47, por: CdB