Nesta segunda-feira, a situação dos portos do Estado do Rio e as perspectivas de desenvolvimento para o setor serão tema de destaque em encontro empresarial.
Dentro do seminário “O Desenvolvimento da Área Naval do Brasil”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, vai apresentar aos empresários e investidores um panorama atual dos portos do Rio e os projetos que o governo tem para estimular o crescimento das atividades portuárias em todo Estado.
Com objetivo de atrair novos parceiros e investidores, Julio Lopes vai falar dos planos e ações para os portos do Rio, de Itaguaí/Sepetiba, da CSA/Thissen -também em Itaguaí-, para o Porto do Forno, em Arraial do Cabo, o Porto do Açu, em São João da Barra, e o da Barra do Furado, localizado na divisa de Campos com Quissamã. O IBEF reúne os maiores executivos das áreas de finanças e investimentos do país, tendo em todo território nacional mais de cinco mil associados.
Na palestra, o secretário de Transportes dará destaque ao programa de revitalização do Porto do Rio – o projeto “Porto do Rio – Século XXI”. No cenário nacional, o Porto do Rio é o quarto maior e aquele que trabalha com a carga de maior valor agregado. No ano passado, o porto movimentou 11 bilhões de dólares.
— O Rio de Janeiro é o Estado que tem o maior número de terminais marítimos e portuários do país e é meta da Secretaria de Transportes incentivar o crescimento do setor, reduzindo os custos logísticos das operações nos nossos portos, de forma a tornar o Estado o principal corredor logístico de comércio internacional do país a médio prazo — destaca Julio Lopes.
A palestra do secretário Julio Lopes está marcada para o meio-dia. A Sede do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças fica na Avenida Rio Branco, 156 / 4º andar – Ala C.