Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Secretário defende instalação de comitês de combate a corrupção

Segunda, 18 de Junho de 2007 às 14:57, por: CdB

O secretário-executivo da Contoladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, propôs nesta segunda-feira a criação de comitês estaduais para debater questões práticas de combate permanente a corrupção como política pública integrada do Estado brasileiro. De acordo com ele, a idéia é reunir as controladorias estaduais em um colegiado para que possam ser traçadas metas eficazes de controle e repressão a corrupção.

- Queremos compartilhar boas experiências já adotadas por alguns estados, como o caso do portal da transparência, que permite a qualquer cidadão acompanhar os gastos do governo e traçar uma estratégia nacional de prevenção e combate ao problema -, disse Navarro, durante palestra no seminário internacional sobre estratégias de prevenção e combate a corrupção.

Para ele, um dos principais desafios é a impunidade.

- Melhoramos muito no combate a corrupção, nos últimos anos, mas precisamos alcançar resultados mais efetivos, colocando os que desviam recursos públicos na cadeia e mais do que isso, conseguir recuperar o dinheiro desviado -, afirmou.

O secretário-executivo da CGU defendeu que não adianta desenvolver ações isoladas somente quando ocorre um ou outro escândalo que chama atenção da população.

- Estamos acostumados a ver ações repressivas da Polícia Dederal no combate a corrupção. Precisamos adotar mais iniciativas na área preventiva que dão resultado, como transparência pública -, disse.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também participou do seminário internacional e cobrou do Congresso Nacional a votação de lei que oferece incentivos aos servidores públicos em caso de denúncias de improbidade administrativa.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fausto Freitas, informou que no estado seis juízes foram afastados dos cargos que ocupavam e três  estão presos por terem se desvirtuado da função de defender os interesses públicos.

- Essa é uma atitude inédita no Brasil para mostrar que o judiciário está cortando na própria carne e indo ao encontro do desejo da sociedade de erradicar a corrupção no serviço público -, explicou.

O seminário integra as ações do projeto Euro Brasil 2000 que trata do aperfeiçoamento da administração dos estados por meio de cooperação técnica entre o Brasil e a Comunidade Européia. O objetivo é implantar políticas de prevenção a corrupção através de treinamento de servidores públicos, mediante atividades como seminários, oficinas e conferências ministradas por especialistas europeus e visitas técnicas a instituições de países da Comunidade Européia.

O evento da capital pernambucana, que prossegue até esta terça-feira, é o segundo a ser realizado no Brasil. O primeiro ocorreu em Brasília, na semana passada. Outros dois encontros com a mesma temática já estão agendados para ocorrer no Espírito Santo e Paraná.

Tags:
Edições digital e impressa