O secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, confirmou nesta segunda-feira à tarde que permanecerá no estado até o final do ano parte do contingente de tropas federais utilizado durante os Jogos Pan-Americanos. Ele também reforçou o anúncio feito pela manhã, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que cerca de R$ 420 milhões dos R$ 562 milhões investidos ficarão no estado.
O legado do Pan inclui o investimento em tecnologia da informação, com a integração dos bancos de dados de diversas instituições e sistema de câmeras de vigilância, além de um sistema de radiotransmissão, do treinamento de profissionais, de programas de inclusão social e de armas e equipamentos de proteção.
Ainda não foi estipulada a quantidade de equipamentos que permanecerão no Rio de Janeiro, mas o secretário garantiu que pelo menos 600 carros e os centros de controle de comando e de inteligência deverão ser doados ao estado, além dos outros equipamentos.
Corrêa informou que a segurança do Pan envolveu 9 mil homens da Força Nacional de Segurança, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
— Não estamos saindo do Rio de Janeiro agora. É bom tranqüilizar o cidadão: não há uma debandada, não há clima de fim de festa. Seguem os trabalhos. Nós temos uma decisão política de apoiar o Rio de Janeiro —, assegurou.
Segundo o secretário, ainda será definido pelo setor de inteligência o número de homens que deverão reforçar a segurança no estado, com base em dados técnicos. A retirada do contingente, explicou, será gradativa, assim como foi a chegada. Caberá à secretaria estadual de Segurança, acrescentou, definir as prioridades e as ações que serão desempenhadas pelas tropas.
Secretário confirma permanência de parte das forças federais no Rio
Segunda, 30 de Julho de 2007 às 18:28, por: CdB