O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou na manhã desta quinta-feira que a presença das Forças Armadas no Estado se faz necessária devido a um déficit de 5 mil homens no quadro da Polícia Militar.
- O problema nosso hoje é um problema de pessoal, para ostensividade, precisamos de pessoal para incorporar aos batalhões, para que os batalhões possam, com seu efetivo, patrulhar as suas áreas - afirmou Beltrame.
Segundo o secretário, a Polícia Militar vem reorganizando o quadro diariamente com os homens que possui para suprir a necessidade de cada região. Beltrame se diz favorável a qualquer tipo de ajuda na área de segurança. - Tenho certeza que o comando da Polícia Militar também vai encarar desta forma - completou.
Ele salientou ainda que caberá ao Ministério da Defesa definir como será o emprego das tropas no Rio. De acordo com o secretário, uma das idéias que podem ser estudadas é a aplicação dos militares no patrulhamento das vias expressas.
Cabral acredita em 'parceria exemplar' com Forças Armadas
Sérgio Cabral, afirmou que o presidente Lula recebeu com muita seriedade a demanda do Estado para que as Forças Armadas intervenham na segurança. Segundo ele, Lula comprometeu-se a avaliar a questão.
Cabral disse estar otimista com a possibilidade de uma parceria entre os entes federativos para melhorar a segurança pública do Estado. - Acredito numa parceria exemplar entre as Forças Armadas e o governo do Rio - afirmou, ao sair de jantar de Lula com peemedebistas.
A forma como as Forças Armadas vão trabalhar no Estado ainda não foi definida, segundo Cabral. - Evidentemente que isso vai passar pela análise dos profissionais de segurança - completou.