A Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) coordenou, nesta quinta-feira, uma megaoperação com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc. Nesta manhã foi interditada uma saibreira ilegal que já desmatou cerca de 5 hectares de Mata Atlântica em área vizinha ao Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá.
Explorada pela empresa Transbandeirantes Terraplenagem, a saibreira provocou grave degradação em área próxima onde a Secretaria de Estado do Ambiente dará início, nos próximos dias, ao plantio de mudas para criar o Corredor Verde do Pan, que ligará o Parque Estadual da Pedra Branca à Floresta da Tijuca.
No local, foi preso em flagrante Antonio dos Santos Gomes, dono da Transbandeirantes Terraplenagem e responsável pela saibreira, e apreendidos uma escavadeira, um trator, uma pá-mecânica e dois caminhões.
A saibreira foi embargada pelo IEF e seu responsável responderá criminalmente por infringir a Lei de Crimes Ambientais. Gomes será multado e intimado a recuperar a área degradada.
O secretário Carlos Minc afirmou que, a blitz ecológica desta quinta, representou a primeira ação concreta do projeto de reflorestamento Corredor Verde do Pan, e que os responsáveis pela saibreira terão que recuperar o ecossistema da região.
Segundo Minc, a Transbandeirantes entrou com pedido junto à Feema para que fosse autorizada a fazer pesquisa na área, mas aproveitou a documentação para proceder à exploração de saibro,mineral muito utilizado na construção civil.
Secretaria do ambiente faz megaoperação no Rio
Quinta, 21 de Junho de 2007 às 18:36, por: CdB