Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Secif-RJ: ata do Copom é otimista, apesar de algumas ressalvas

Sexta, 15 de Junho de 2007 às 12:24, por: CdB

Em nota, o Sindicato das Financeiras do estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) classificou como "bastante otimista a ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom)".

Para o presidente da entidade que agrega as financeiras, José Arthur Assunção, apesar algumas ressalvas, como, por exemplo, o aquecimento da demanda interna verificado no período, a carta, de modo geral, é muito otimista e revela, nas entrelinhas, que os juros continuarão nesse mesmo ritmo de queda, ou seja, de 0,5 ponto percentual, pelo menos nas duas próximas reuniões do colegiado.

- Eu arriscaria afirmar que a taxa Selic cai mais 0,5 ponto nas duas próximas reuniões do Copom. A taxa básica chegaria a 11% ao ano ainda no terceiro trimestre de 2007. Daí para frente é uma incógnita. Tem previsão para todos os gostos -, diz o presidente do Secif.

Para Assunção, a economia seguindo no ritmo atual e com o início de algumas reformas, que vêm sendo pactuadas no Congresso Nacional, o Brasil caminha, a passos largos, para obter o tão sonhado título de investment grade, quem sabe já em 2008.

- Muito ainda há que ser feito e rapidamente. Mas não creio que perderemos novamente esse grande momento da economia doméstica e principalmente no mercado internacional -, disse.

Tags:
Edições digital e impressa