Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Seca deixa camelos 'loucos de sede' na Austrália

Quarta, 14 de Março de 2007 às 08:58, por: CdB

A pior seca do século na Austrália está deixando camelos selvagens "loucos de sede", tornando necessário o sacrifício dos animais, segundo as autoridades. Os cerca de um milhão de camelos selvagens já estão causando preocupação porque ameaçam os animais nativos, o meio ambiente e propriedades. Porém, mais do que a superpopulação, a seca é o que teria levado os camelos a recentemente invadirem uma comunidade no deserto.

Especialistas em camelos selvagens devem se reunir na cidade de Perth, no sudoeste do país, na quinta-feira, para discutir o problema. O Centro de Pesquisas Cooperativa de Conhecimento sobre o Deserto afirmou que é necessário um plano urgente para lidar com a população de camelos.

- Estima-se que um milhão de camelos selvagens - cujos números dobram a cada oito anos - disputam espaço com animais nativos e de criação, ameaçam plantas nativas, destroem cercas e tanques e invadem reservas de aborígenes - disse Glen Edwards, do centro de pesquisas.

Segundo Edwards, os especialistas vão ouvir depoimentos de comunidades da região da Austrália Ocidental, onde se acredita que viva a maioria dos camelos selvagens do país.

A comunidade aborígene de Warakurna, 800 quilômetros a oeste de Alice Springs, foi atingida recentemente por uma horda de camelos que foi descrita como "enloquecida pela sede".

- Havia uns duzentos, eles se reúnem em grandes números por aqui. Eles causaram muitos danos ao procurar água, inclusive em torneiras e canos - disse um morador local à agência de notícias Reuters.

Edwards afirmou que o plano para lidar com os camelos inclui, entre outras medidas, a exportação de animais. Mas, ele disse que o abate em massa em algumas partes do país é inevitável:

- Em áreas despovoadas, por exemplo no Deserto de Simpson, o sacrifício será a única opção.

Camelos foram introduzidos na Austrália no século XIX como animais de transporte no deserto, mas a população cresceu descontroladamente porque não existem predadores locais. Cerca de 3 mil camelos selvagens foram abatidos no sul da Austrália em 2005, porque estavam afetando os escassos recursos destinados para gado bovino e ovino.

Tags:
Edições digital e impressa