De 27 a 30 de maio de 2010, o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, recebe o pulmão gigante, um inflável de 190 m2 que reproduz o pulmão humano. A entrada será pela traqueia, onde o público visitante poderá conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem.
Com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e apoio da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) a instalação faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, uma ação conjunta de sociedades médicas de doenças respiratórias de diversos países.
Dentro do pulmão gigante, existem sete compartimentos com cartazes e monitores. Os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre tuberculose, asma, DPOC, câncer, tabagismo e pneumonia, doenças simbolizadas em cada parte do inflável. Seus compartimentos são interligados, produzidos em material translúcido e de ventilação natural.
– É uma iniciativa de grande importância, que servirá de alerta à população sobre as doenças respiratórias e proporcionará conhecimentos, por meio de palestras informativas. A expectativa é que seja um grande sucesso de público –, comenta dr. Bernardo Henrique Ferraz Maranhão, presidente da SOPTERJ.
Aliás, vale ressaltar que o Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro em número de casos de tuberculose; em relação às outras doenças pulmonares, os registros são semelhantes em todo território nacional.
– Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes –, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
A pneumologista destaca que o setor de extrema importância no Pulmão Gigante é sobre o tabagismo.
– Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão.
Aqueles que desejam abandonar o cigarro, receberão dicas e outras informações para auxiliar na cessação, inclusive de amigos e familiares nesta dura batalha.
As visitas ao Pulmão Gigante no Rio de Janeiro serão gratuitas. Os visitantes serão divididos em grupos para entrar no pulmão em visitações monitoradas por médicos e fisioterapeutas, que comentarão os vídeos em seu interior e também as particularidades de cada uma das sete sessões.
Após entrar pela traqueia, o visitante passará pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o visitante chega ao segundo pulmão, no qual receberá informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.