As ações para garantir a segurança e a saúde da população carioca e dos cerca de 700 mil turistas esperados para o período dos Jogos Pan-Americanos estão sendo intensificadas no Rio.
Cerca de 800 homens da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Força Nacional de Segurança e Receita Federal participam nesta quinta-feira de um exercício para testar o sistema de segurança do Porto do Rio de Janeiro.
De acordo com João Carlos Dantas, presidente em exercício da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias de Navegação, a mobilização permite avaliar, entre outros aspectos, o tempo de reação e de chegada dos homens das várias forças para atender a situações de emergência, a capacidade de monitoramento interno e dos acessos da área portuária e também a eficiência do esquema de identificação de cargas, pessoas e veículos.
Segundo ele, o exercício visa a preparar os envolvidos para contornar situações de risco, como seqüestros de embarcações com turistas, introdução de explosivos por grupos terroristas e ataques a navios de carga brasileiros e estrangeiros, não só durante o Pan, mas permanentemente.
Em outro ponto da cidade, técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro participam de um treinamento para uso de equipamentos de bio-segurança que serão utilizados durante os Jogos Pan-americanos, em caso de acidentes ou ataques terroristas com armas químicas ou biológicas.
Saúde e segurança intensificam ações para o Pan
Quinta, 05 de Julho de 2007 às 14:25, por: CdB