Rio de Janeiro, 31 de Outubro de 2026

Sarney descarta possibilidade de ser presidente do Senado

Quarta, 05 de Dezembro de 2007 às 15:31, por: CdB

O senador José Sarney (PMDB-AP) descartou a possibilidade de ser presidente do Senado, em substituição a Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou na terça-feira.

O ex-presidente da República abriu a reunião da bancada do PMDB para definir os nomes que serão candidatos ao cargo e foi o primeiro a deixar o encontro. Em breve pronunciamento, defendeu o direito de o partido indicar o sucessor, por ter a maior bancada. Depois, em entrevista, disse que não é candidato “sob hipótese alguma”.

Questionado sobre Garibaldi Alves (RN), um dos candidatos declarados ao cargo, Sarney disse apenas que “todos são bons nomes”.

O número de senadores de olho na vaga de Renan Calheiros cresceu nesta quarta-feira. O presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (TO), disse que está no páreo, aumentando para quatro o número de candidatos – os outros são Neuto de Conto (SC), Valter Pinheiro (MS) e Garibaldi.

— Se a bancada entender que o meu nome aglutina, é possível que possamos receber mais essa missão do partido —, disse Quintanilha, que mandou arquivar nesta quarta-feiraduas representações contra Renan que estavam no Conselho de Ética e, dessa forma, não serão julgadas em plenário.

O senador disse também que o PMDB tem outros nomes fortes com capacidade de aglutinar a bancada, entre eles José Sarney (AP).

— É um nome que tem uma biografia, uma história vasta, uma larga folha de serviços prestados ao país, é um nome que dignifica o Parlamento —, acrescentou antes de Sarney negar a possibilidade de ser o escolhido.

A reunião está em andamento, mas o indicado do partido para presidir o Senado não deve ser definido nesta quarta-feira.

Tags:
Edições digital e impressa