O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta sexta-feira que a colombiana Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), deve "voltar logo para casa".
Sarkozy citou Betancourt ao apresentar a linha mestra da política externa da França para este ano. Desde sua chegada à Presidência, há oito meses, o presidente fez da libertação de Betancourt uma de suas prioridades.
Em novembro, Sarkozy recebeu no Palácio do Eliseu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que, na época, mediava a troca humanitária de 44 reféns das Farc e por cerca de 500 guerrilheiros presos na Colômbia.
No dia seguinte à visita, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pôs fim à mediação de Chávez.
Nesta sexta-feira, na apresentação que fez, Sarkozy declarou que "com tenacidade e pragmatismo, a França deve tentar reduzir os fatores de tensão e progredir em direção a soluções que se adéqüem aos princípios que nos inspiram".
Sarkozy diz que Ingrid Betancourt deve voltar logo para casa
Sexta, 18 de Janeiro de 2008 às 14:52, por: CdB