O grupo financeiro espanhol Santander informou nesta sexta-feira que fechou a venda de seu negócio de fundos de previdência na América Latina ao ING por mais de 950 milhões de euros (US$ 1,3 bilhão).
A operação ainda depende das autorizações dos reguladores de cada país. Ela afeta as Administradoras de Fundos de Previdência do México (Afore Santander), Chile (AFP Bansander), Colômbia (AFP Cesantías Santander) e Uruguai (Afinidad AFAP).
Além disso, Santander e ING avançaram na negociação para a venda da administradora argentina Orígenes AFJP e da seguradora de rendas vitalícias Orígenes Retiro.
O banco insistiu, após apresentar seus resultados do semestre, que a negociação não está relacionada com a oferta para a compra do holandês ABN Amro, em consórcio com Fortis e RBS (Royal Bank of Scotland).
Segundo os dados divulgados, a renda na área de previdência na região ibero-americana caiu 7% no semestre.
Após a operação anunciada nesta sexta-feira, o grupo Santander informou que atuará no negócio de administração de previdência na América Latina no segmento voluntário.
O Santander mantém firme sua aposta na América Latina, com um plano estratégico para a região para os três próximos exercícios (2007-2009). A previsão é de um investimento de US$ 2 bilhões na abertura de mil filiais, instalação de 5 mil caixas automáticos e ampliação da capacidade tecnológica e operacional.
O plano vai gerar 6 mil novos empregos diretos, segundo o grupo, e prevê a bancarização da classe média da América, além de um acompanhamento dos projetos de desenvolvimento de boa parte dos países em infra-estruturas, setores estratégicos, mercados de capitais e expansão internacional de grandes empresas.