Nesta quinta-feira, o Centro Cultural Cartola, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Cultura e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) promoverão uma cerimônia para titulação do samba do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural do Brasil.
O título foi concedido pelo Iphan ao samba carioca no último dia 9 de outubro, após pedido feito pelo Centro Cultural Cartola.
O evento acontece no Palácio Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, com a presença do presidente Lula, do ministro Gilberto Gil, do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e da neta de Cartola e idealizadora do projeto, Nilcemar Nogueira.
A partir desta quinta-feira, e até domingo, o Rio de Janeiro viverá uma intensa programação para homenagear o ritmo brasileiro, culminando com o já popular "Trem do Samba", que parte da Central do Brasil em direção a Osvaldo Cruz, com seus vagões tomados por compositores, interpretes e ritimistas.