Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Samba e Filme Livre no Carnaval do CCBB

Segunda, 02 de Fevereiro de 2004 às 07:30, por: CdB

Com  a  proposta de uma programação que durante todo o ano celebre o aniversário  de  15 anos de atividades, continua em fevereiro a aposta do  CCBB Rio na dobradinha samba e carnaval. Após o encerramento da homenagem a  Lamartine  Babo, a série Anjos da Velha Guarda antecipa o carnaval com muita   tradição,   trazendo   ao  palco  do  Teatro  II,  nas  terças  e quartas-feiras de fevereiro, a Velha Guarda das mais tradicionais escolas de  samba  do  Rio de Janeiro, ao lado de convidados, como Beth Carvalho, Luiz Melodia, Wilson Moreira, Arlindo Cruz, entre outros.

No  Teatro  III  continua o projeto Brasil de Todos os Sambas com um panorama  do samba paulista e mineiro, enquanto que no Teatro I, segue em cartaz o musical Obrigado, Cartola!

A maior festa popular do país é o tema da exposição Carnaval em que, com  curadoria  do  alemão Alfons Hug, responsável também pela seleção da Bienal  de Artes Plásticas de São Paulo,  13 artistas de várias partes do mundo  fazem  sua leitura desse breve período de afronta ou subversão dos modos  instituídos.  Destaque  para  as  esculturas-moda  do  coletivo de vanguarda  As  Four, radicado em Nova York,  e para a filme-instalação se fosse tudo sempre assim, de Karim Aïnouz, diretor de Madame Satã.

Nos  mesmos embalos, o CCBB Rio apresenta Lírica e Resistência - A Voz do Samba, que vai discutir o samba como um fenômeno de apelo popular e de resistência  aos  valores  sociais  estabelecidos. Com a presença de Leci Brandão,  Nei Lopes, Fátima Guedes, Paulo Bahia, Santuza Cambraia, Gisela Castro, Edmundo Souto, Moacyr Luz e Alba Zaluar.

Ainda  neste mês, acontece a terceira edição da Mostra do Filme Livre. Destacando  a produção audiovisual brasileira independente, sem distinção de  formato,  duração,  gênero  ou  ano,  a  mostra  liga seus radares na produção  dita  regional apresentando 260 filmes em competição e cerca de 50  filmes hors concours, como as obras de Elyseu Visconti, o homenageado do evento, do curta-metragista Paulo Halm, além de filmes da produtora de vídeos Pepa.

Em  reconhecimento à produção cinematográfica brasileira, a Associação dos  Correspondentes  de  Imprensa  Estrangeira no Brasil (ACIE) criou um prêmio  anual  para  o  cinema  nacional.  A  mostra Prêmio ACIE reúne 12 longas-metragens  indicados  pela ACIE. Serão exibidas produções recentes como Amarelo Manga, Durval Discos, O Homem que Copiava e Separações.

Também  ainda  pode  ser visitada a exposição Fotógrafos Brasileiros  Rio  de  Janeiro,  uma  homenagem  do CCBB à Cidade Maravilhosa, além das Polaróides, de Andy Warhol e da panorâmica Keith Haring.

Tags:
Edições digital e impressa