A Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, vai comemorar os seus 40 anos de existência com a série Concertos Sinfônicos, neste sábado, às 19h30. O espetáculo do dia será com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Luís Gustavo Petri e Linda Bistani ao piano. Os ingressos custam R$ 2, para estudantes de música de escolas conveniadas serão reservados 100 lugares ao preço de R$ 1.
Luís Gustavo Petri é um dos mais importantes nomes da regência no Brasil. Criou a Sinfônica de Santos, onde é regente titular, apresentou-se à frente de grandes orquestras brasileiras e ao lado de solistas como Nelson Freire, Antônio Del Claro e Jean-Louis Steurman. No teatro foi diretor musical de sucessos como "Vitor ou Vitória", com Marília Pêra; "Cabaré", com Beth Goulart; e "Cidades Invisíveis", com Walderez de Barros, entre outros.
Petri ganhou vários prêmios como compositor e diretor musical, entre eles o Shell, Apetesp e APCA. Para difundir a música erudita na Baixada Santista, implantou os projetos "Dó-Ré-Mi", para crianças; "Conversas Musicais", para formação de público; e "Viajando com a Sinfônica". Desde 2003, integra a direção executiva do Festival Música Nova.
Linda Bustani é uma das mais conceituadas pianistas sul-americanas e teve como mestre Arnaldo Estrella. Aos 15 anos, venceu o Concurso Internacional Vianna da Mota, em Lisboa. No Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, a pianista trabalhou sob a orientação de Iakov Zak, mas sua carreira internacional deslanchou a partir do Concurso Internacional de Leeds, na Inglaterra.
A partir daí, Bustani participou de concertos e recitais em vários países, como Portugal, Bélgica, Japão, Hungria, Inglaterra e União Soviética, e foi solista das orquestras City of Birmingghan Symphony, Royal Liverpool Philarmonic, Sinfônica Bratislava, entre outras.
No programa: Prokofiev - Concerto para piano e orquestra nº 3; Brahms - Sinfonia nº 4 em mi menor Op. nº 8; Edino Krieger - Fanfarras Modulares para orquestra.