Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2025

Saiba quais os investimentos que devem ser mais positivos no atual cenário do Brasil

Os Fundos Referenciados DI, ou apenas DI, por exemplo, são fundos de investimentos com rendimento vinculado ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

Sexta, 27 de Abril de 2018 às 15:06, por: CdB

Os Fundos Referenciados DI, ou apenas DI, por exemplo, são fundos de investimentos com rendimento vinculado ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

 

Publieditorial - de São Paulo

 

Como todos sabem, quando falamos em investimentos, sabemos que não apenas o cenário político, mas principalmente as decisões econômicas influenciam de forma direta os rendimentos do mercado. Assim sendo, 2018 é marcado por um ano de bastante volatilidade, seja para renda fixa ou variável, e é preciso estar atento para aplicar seu dinheiro e, assim, evitar prejuízos futuros.

aluguel.jpg
Os investimentos ajudam a repor o patrimônio

A crise política atual, com os escândalos de corrupção cada vez mais aflorados, e em ano de eleições, as expectativas do mercado financeiro ficam bastante incertas. Ainda é cedo para o provável presidente ser definido, ainda mais porque a corrida eleitoral está apenas começando, e justamente por isso a rentabilidade dos produtos financeiros ainda sofre muita oscilação.

Como resultado, existem aplicações que sofrem mais e é preciso ser cuidadoso com eles. De maneira análoga, há aplicações que são seguras e que devem estar na sua carteira de investimentos para garantir retorno considerável, mesmo em um ano de incertezas político-econômicas.

Outro ponto que deve ser considerado é seu perfil de investidor: qual são seus objetivos? Quanto tempo você precisa até realizá-los? São questionamentos essenciais para se definir uma boa estratégia; lembre-se apenas de diversificar seus produtos financeiros! Para esse ano, em específico, aposte um pouco mais em renda fixa, mas sem se esquecer das ações, visto que a B3 está em uma boa fase. Não sabe quais? Confira algumas dicas abaixo:

Fundos DI

Os Fundos Referenciados DI, ou apenas DI, são fundos de investimento com rendimento vinculado ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário. Esse investimento, seja em títulos públicos e privados, possuem rendimento positivo diário e alta liquidez, ou seja, permitem resgates a qualquer momento.

São títulos de baixo risco de crédito, isto é, impossibilidade de calote. Esse é um dos motivos que fazem dos Fundos DI um excelente investimento perante as incertezas do cenário econômico do país. É fundamental para equilibrar carteiras diversificadas que contenham percentual de renda variável, como ações, muito voláteis no curto e médio prazos.

Títulos prefixados de curto prazo

Os títulos prefixados são aqueles que possuem a rentabilidade pré-definida na data da aplicação, ou seja, ao investir seu dinheiro já é possível saber qual será seu rendimento, seja por porcentagem ou por valor em reais, ou seja, com taxa de retorno já é definida (12% ao ano, por exemplo), ou com valor do investimento conhecido (R$1 mil, por exemplo).

Os títulos prefixados são mais indicados, principalmente, quando a taxa de juros do país tem chances de se manter ou cair durante o tempo de investimento. O vencimento da aplicação é variável, mas pode trazer prejuízos caso necessite realizar o resgate antecipado; por isso, é ideal investir nos títulos de curto prazo, ainda mais por possuírem cobertura pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Renda variável

A B3 segue 2018 com uma trajetória favorável e, por esse motivo, é um bom momento para adicionar uma porcentagem de renda variável às carteiras de investimento. Apesar das incertezas no cenário político, a economia dá sinais de recuperação e, por isso, é um ano positivo para investir em renda variável.

O mais importante é lembrar-se de diversificar os investimentos para que haja um equilíbrio nas aplicações. Os fundos são uma boa opção para quem deseja investir com um pouco mais de risco, com até 30% alocados em renda variável; para os investidores mais conservadores, no entanto, o ideal é não arriscar e aplicar o dinheiro apenas em renda fixa.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são aplicações em títulos, como as Letras de crédito imobiliário (LCI) emitidos em bancos para o setor de imóveis. Ou seja, na prática, é como emprestar dinheiro aos bancos para que eles financiem residências e receber de volta com juros, que representa a rentabilidade da aplicação.

Os fundos imobiliários são mais indicados para quem deseja se arriscar um pouco menos, se comparado a ter renda vinda de aluguel, por exemplo. As cotas dos fundos são negociadas pela B3 e, por isso, o cotista e investidor pode se beneficiar dessa valorização.

Tags:
Edições digital e impressa