Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2026

Saddam relacionava-se com Al-Qaeda, segundo Cheney

Segunda, 14 de Junho de 2004 às 19:07, por: CdB

O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, disse que o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein havia estabelecido há muito tempo vínculos com a rede terrorista Al Qaeda. Cheney se referiu a esses supostos contatos em um discurso pronunciado no James Madison Institute, em Orlando, no estado da Flórida.

Ele afirmou que Hussein "era um patrocinador do terrorismo", mas não forneceu detalhes sobre os vínculos entre o deposto presidente do Iraque e a Al Qaeda. Durante seu discurso, o vice-presidente também enumerou o que qualificou de lucros do governo americano na luta contra o terrorismo.

Entre eles, mencionou que a democracia está sendo plantada no Afeganistão, enquanto o Paquistão se converteu em um forte aliado dos EUA e ajudou às forças militares americanas a capturar Khalid Shaikh Mohamed, de nacionalidade kuwatiana e considerado o número três da Al-Qaeda.

Quanto ao Iraque, Cheney afirmou: "Saddam Hussein está na prisão, seus filhos estão mortos e seu governo desapareceu". "Nosso país deve estar muito orgulhoso do que alcançamos, não só porque eliminamos ameaças, mas porque estamos ajudando essas nações a transitar pelo caminho da liberdade", expressou.

Mas o vice-presidente disse que não subestima os desafios que têm pela frente, já que os terroristas, ao verem que a democracia cresce e suas possibilidades diminuem, tentarão evitar que o Afeganistão e o Iraque se convertam em nações livres e autônomas.

Apesar disso, assegurou que os Estados Unidos se manterão trabalhando no Afeganistão e no Iraque para difundir a liberdade, a prosperidade e a segurança. Os Estados Unidos, Cheney acrescentou, continuarão tomando as medidas que sejam necessárias para garantir a segurança dos americanos.

O vice-presidente americano realiza uma viagem para arrecadar fundos para a Flórida, Estado que também será visitado na quarta-feira pelo presidente George W. Bush.

Tags:
Edições digital e impressa