A Rússia venceu no domingo o Pré-Olímpico feminino de basquete da Europa, ao bater a Espanha na final, por 74 a 68, em Chieti, na Itália.
Com isso, a equipe russa assegurou classificação para os Jogos de Pequim-2008. Espanha, Belarus, Letônia e República Tcheca irão jogar a repescagem mundial, em junho, em local a ser definido.
Os outros times que integrarão a seletiva internacional, que distribuirá as vagas restantes para a Olimpíada são Brasil, Cuba, Argentina, Japão, Taiwan, Angola, Senegal e Ilhas Fiji.
De acordo com Paulo Bassul, técnico da seleção brasileira, o nível das adversárias é alto, mas não impede que uma das vagas possa ser conquistada por suas comandadas.
— Todas as quatro equipes européias classificadas para o Pré-olímpico Mundial podem ser batidas pela nossa seleção, mas com certeza serão adversários difíceis. Será uma competição de altíssimo nível e temos que fazer uma boa preparação — adverte Bassul.
O treinador ainda faz um adendo no que se refere aos preparativos para a repescagem.
— O fato de contarmos com a equipe completa desde o primeiro dia de treinamento ajudará bastante para conseguirmos chegar com um bom entrosamento e ritmo de jogo — afirma.
Apesar de ainda ter cinco classificadas a serem definidas, o torneio feminino de basquete das Olimpíadas de Pequim já conta com sete nações: China (anfitriã), Austrália (campeã mundial), EUA (vaga das Américas), Rússia (vaga da Europa), Nova Zelândia (Oceania), Coréia do Sul (Ásia) e Mali (África).