Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

Rússia inicia novo sistema antimísseis

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o que ele chamou de um grande programa para atualizar o sistema de defesa antimísseis do país. Durante uma visita a uma nova estação de radares em São Petersburgo, Putin disse que este sistema é o primeiro passo em um grande projeto de construção que deve durar até 2015. (Leia Mais) EUA tentam tranqüilizar presidente Putin e dizem que ameaça vem do Irã

Domingo, 12 de Agosto de 2007 às 07:50, por: CdB
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o que ele chamou de um grande programa para atualizar o sistema de defesa antimísseis do país. Durante uma visita a uma nova estação de radares em São Petersburgo, Putin disse que este sistema é o primeiro passo em um grande projeto de construção que deve durar até 2015.

A Rússia se opõe aos planos dos Estados Unidos de construir um sistema de defesa antimísseis na Europa Oriental e já havia alertado de que tomaria medidas a respeito. Os Estados Unidos insistem que seu programa visa lidar com ameaças de países como o Irã e a Coréia do Norte e afirma que a Rússia não tem nada a temer.

A Rússia ofereceu uma solução para o problema, que permitiria que os Estados Unidos dividissem o uso de uma instalação de radares no Azerbaijão.

Putin descreveu a nova estação de radares - que fica em Lekhtusi, 50 quilômetros ao norte de São Petersburgo - como o "primeiro passo na implementação de um grande programa de alerta (para a presença de mísseis) que deve durar até o ano 2015".

A estação foi construída em apenas 18 meses e aberta em dezembro de 2006.

A construção vai substituir a estação de radares Skrunda, da União Soviética, que ficava na Letônia e foi desmontada em 1998.

Uma instalação semelhante está sendo construída em Armavir, no sul da Rússia.

Tags:
Edições digital e impressa