A Rússia diz precisar de pelo menos três ou quatro anos para evacuar as duas bases militares que mantém no território da Geórgia, afirmou, nesta quinta-feira, um alto funcionário do Ministério da Defesa russo, que até agora sustentara que a retirada requereria pelo menos sete anos.
- Esta é a posição que defenderá a delegação russa nas consultas que manteremos com a parte georgiana sobre os prazos da evacuação das bases. - disse o general Anatoli Mazurkévich, responsável de cooperação militar internacional, citado pela agência Interfax.
A Rússia mantém na Geórgia duas bases militares com cerca de 3.000 efetivos: uma no porto de Batumi, no mar Negro, e a outra, em Ajalkalaki, zona georgiana fronteiriça com a Turquia.
O governo de Tbilisi insiste que a Rússia deve evacuar suas duas bases militares o mais rápido possível e considera que bastaria um ano para retirar seus efetivos e armamento.
Na cúpula da OSCE de Istambul de 1999 se decidiu que a Rússia deveria retirar da Geórgia suas quatro bases militares, mas até agora só evacuou duas: a de Vaziani, junto a Tbilisi, e a de Gudauta, na região separatista da Abkházia.
As declarações do general Mazurkevich significam uma mudança importante na postura de Moscou, que inicialmente pedia um prazo de 11 anos e até hoje sustentava que eram requeridos pelo menos 7 anos para completar a evacuação.
Rússia diz que precisa de até quatro anos para tirar bases da Geórgia
Quinta, 10 de Março de 2005 às 04:26, por: CdB