Rio de Janeiro, 22 de Outubro de 2026

Rússia começa a transferir controle de Gori para tropas georgianas

Quinta, 14 de Agosto de 2008 às 08:12, por: CdB

O controle da cidade estratégica de Gori começou a ser trasnferido nesta quinta-feira para tropas da Geórgia, segundo autoridades russas que disseram ainda que estariam abandonando a cidade, a partir da rodovia Leste-Oeste.

Segundo a agência inglesa de notícia British Broadcasting Corporation (BBC), um general russo disse que as tropas russas permanecerão na região ainda por vários dias para retirar armamentos e desmontar munições não detonadas.

Ainda de acordo com a agência inglesa de notícia, as tropas russas ainda controlam a cidade, mas estão permitindo a entrada de policiais georgianos para “restaurar a ordem”. Na quarta-feira, houve registros de saques e violência generalizada em Gori, a 25 quilômetros da fronteira da Geórgia com a Ossétia do Sul.
 
Na quarta-feira, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, afirmou que o exército russo tenta cercar a capital georgiana, Tbilisi. Também nesta quarta, Saakashvili disse que que tanques russos abriram fogo contra moradores e prédios da cidade georgiana de Gori. O governo de Dmitry Medvedev negou.

Também na quarta-fira, o governo russo informou que gastará ao menos 400 milhões de dólares em 2008 para recuperar a semidestruída capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali. Em declarações dadas durante um encontro de autoridades do primeiro escalão com o presidente russo, Dmitry Medvedev, Kudrin também prometeu pagar 2.000 dólares para cada uma das vítimas do conflito em Tskhinvali.

Tags:
Edições digital e impressa