Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2026

Rússia ameaça instalar mísseis na fronteira com a Europa

Quarta, 04 de Julho de 2007 às 17:12, por: CdB

O vice-primeiro-ministro Serguei Ivanov, disse nesta quarta-feira que a Rússia cogita a possibilidade de instalar mísseis no enclave de Kaliningrado, entre a Polônia e a Lituânia, ambos países da União Européia, caso os Estados Unidos sigam com seu projeto de criar um escudo antimísseis no centro-leste do velho continente.

— Se nossas propostas não forem aceitas, tomaremos as medidas adequadas. Encontrarão uma resposta eficaz —, declarou Ivanov.

No entanto, Ivanov disse que, em contrapartida, "se adotarem nossas propostas, a necessidade de a Rússia colocar novos mísseis na parte ocidental do país, em particular na região de Kaliningrado, desaparecerá".
 
Caso contrário, será necessário "fazer frente a ameaças relacionadas à instalação de elementos do escudo antimísseis (americano) na República Tcheca e na Polônia", disse ainda o ex-ministro da Defesa.

Putin surpreendeu a comunidade internacional no início de junho ao propor que, ao invés do projeto americano de escudo antimísseis, Moscou e Washington compartilhassem uma estação de monitoramento no Azerbaijão. A proposta não chegou a entusiasmar o governo George W. Bush.

Diante da reação americana, a Rússia elevou o tom nos últimos dias em relação ao escudo antimísseis, que prevê a construção de uma estação de radar na República Tcheca e uma base de interceptação de mísseis na Polônia, o que Moscou considera uma ameaça para sua segurança.
 
 

Tags:
Edições digital e impressa