Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Rússia adverte os EUA contra antimísseis

Os Estados Unidos devem interromper seu projeto de escudo antimísseis na Europa Central até mais negociações, advertiu o ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, neste sábado. Lavrov fez a declaração depois que o presidente americano, George W. Bush, deixou claro que a Polônia e os Estados Unidos estão comprometidos com o plano. (Leia Mais)

Sábado, 09 de Junho de 2007 às 10:21, por: CdB
Os Estados Unidos devem interromper seu projeto de escudo antimísseis na Europa Central até mais negociações, advertiu o ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, neste sábado. Lavrov fez a declaração depois que o presidente americano, George W. Bush, deixou claro que a Polônia e os Estados Unidos estão comprometidos com o plano.

A Rússia propôs o Azerbaijão como local para a construção de um centro de radar, em lugar de áreas na Polônia e República Tcheca.

O ministro russo afirmou que os planos americanos podem "complicar seriamente" conversações sobre o programa nuclear do Irã.

As Nações Unidas impuseram sanções ao Irã em março passado depois que as autoridades iranianas se recusaram a suspender seu programa de enriquecimento de urânio.

Na terça-feira passada, Bush disse que a Rússia não deve ter nada a temer do sistema de defesa antimísseis.

Já o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou apontar o seu arsenal para a Europa, caso o sistema americano venha a ser instalado, em uma declaração que muitos compararam à retórica da Guerra Fria.
Tags:
Edições digital e impressa