Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2026

Rússia acredita que incêndio em gasoduto foi ataque terrorista

Quinta, 09 de Dezembro de 2004 às 05:12, por: CdB

Um atentado terrorista pode ter sido a causa do incêndio ocorrido ontem em um gasoduto na República do Daguestão, no norte do Cáucaso, informou, nesta quinta-feira, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia.

Segundo um porta-voz desta bolsa, pelo menos duas explosões com um intervalo de 30 minutos antecederam e provocaram o poderoso incêndio em que ficaram feridas 21 pessoas, entre elas vários bombeiros que combatiam o fogo.

De acordo com a investigação preliminar, às 19h00 GMT (17h00 de Brasília) de ontem ocorreu uma primeira explosão em um dos subúrbios de Majaschkala, capital do Daguestão, e 30 minutos depois uma segunda explosão muito mais violenta.

As explosões ocasionaram danos consideráveis em um lance de pelo menos 30 metros de encanamento e as chamas do incêndio chegaram a uma altura de 50 metros.

Depois de várias horas de trabalho, os bombeiros extinguiram o fogo e operários começaram os trabalhos de reparação do gasoduto Mozdok-Gazimagomed, e de restabelecimento da provisão de gás a nove povoados do Daguestão onde vivem 148.000 pessoas.

Em conseqüência das explosões e do incêndio, também ficou suspensa a provisão de gás russo à vizinha República do Azerbaijão. 
  

Tags:
Edições digital e impressa