O movimento 'maio verde', simbolizando o campo como pólo da produção e da fartura, criado pelos produtores rurais da metade sul do Rio Grande do Sul, em resposta ao 'abril vermelho' do MST já está funcionando na regiões da campanha e fronteira do estado. Os ruralistas gaúchos adotaram como slogan 'Invasão zero no Rio Grande do Sul'.
Com o apoio de 15 sindicatos e entidades rurais, o movimento representa cerca de 80 mil produtores e pecuaristas gaúchos. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, foram montados 20 postos de observação e monitoramento para controlar todos os movimentos e acampamentos dos sem-terra, especialmente em Bagé, São Grabriel, Ulha Negra, Pinheiro Machado, Candiota, Dom Pedrito e Santana do Livramento.
Munidos de telefones celulares, rádio comunicadores, binóculos e muitas caminhonetes e automóveis colocados à disposição do movimento pelos fazendeiros e produtores, grupos de observadores se revezam em pontos estratégicos. Teixeira afirmou que os produtores rurais irão agir de igual para igual com os sem-terra.
Ruralistas querem acabar com as invasões no RS
Quarta, 21 de Abril de 2004 às 01:36, por: CdB