Junto a uma platéia de cerca de 500 pessoas de várias correntes petistas e com a participação online de internautas de todo o país que trouxeram suas questões e contribuições via twitter, tivemos uma noite muito agradável ontem - a segunda que passei em Porto Alegre - quando discutimos a conjuntura internacional e, obviamente, o papel do Brasil no mundo.
Era o Encontro Estadual de Formação Política do PT gaúcho e ao lado de lideranças do PT do Estado e nacionalcomentamos os avanços políticos na América Latina, em especial a eleição recente de Ollanta Humala para a presidência do Peru, um atestado da consolidação dos governos populares no Continente. Além disso, a comprovação de que o continente, sempre que consultado de forma livre e democrática tem votado á esquerda por conquistas e avanços sociais.
Também discutimos o papel dos BRICS (Brasil, Rússica, Índia, China e África do Sul) hoje no mundo e sua importância diante da política norteamericana. Avaliamos, ainda, os movimentos populares nas Américas do Sul e Latina e o panorama das lutas no Oriente Médio e no Norte da África.
A necessidade de reforma das instituições multilaterais
Já quando falava sobre a crise econômica global e as medidas da União Europeia, para socorrer alguns dos países que a integram, falidos ou prestes a isso, registrei a importância de uma reforma do Conselho Permanente de Segurança da ONU e dos órgãos multilaterais que regulam o sistema financeiro mundial como o FMI e o Banco Mundial (BIRD).
Além disso, nós discutimos a importância do fortalecimento das Forças Armadas na defesa da soberania do país e de nossas riquezas naturais, principalmente o pré-sal.
Como vocês podem ver, um excelente encontro com o PT gaúcho que contou com o parabéns caloroso ao presidente de honra do partido no Estado, ex-governador Olívio Dutra que, sob nossos aplausos, comemorou ontem seus 70 anos, com muita garra e disposição de luta.
RS: formação política e a cena internacional
Sábado, 11 de Junho de 2011 às 09:25, por: CdB