Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

RS: 2 mil sem-terra ocupam três fazendas

Quarta, 11 de Abril de 2007 às 07:43, por: CdB

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou nesta quarta uma série de ocupações no Rio Grande do Sul. As mobilizações fazem parte de uma jornada nacional de luta por Reforma Agrária do MST. No total, cerca de dois mil trabalhadores ocupam três fazendas no Estado e realizam uma marcha em São Gabriel.

Em Coqueiros do Sul, o MST voltou a ocupar a Fazenda Guerra. Segundo o movimento, o imóvel tem nove mil hectares. Cerca de 700 trabalhadores participam da ocupação. O MST também está no município de Pedro Osório, ocupando uma fazenda de 2.025 hectares. Cerca de 400 trabalhadores sem-terra estão no local.

Na região metropolitana de Porto Alegre, cerca de 700 pessoas ocupam uma fazenda em Nova Santa Rita, às margens da BR-386.

Marcha

Em São Gabriel, cerca de 350 pessoas marcham até o centro da cidade, para defender a desapropriação da Fazenda Southall, uma área de 13.222 hectares.

No Rio Grande do Sul, a principal reivindicação do MST é o assentamento imediato das 2,5 mil famílias sem-terra que vivem em acampamentos de beira de estrada. Para isso, o movimento cobra as desapropriações das fazendas Southall e Guerra.

Tags:
Edições digital e impressa