A governadora Rosinha Garotinho anunciará nesta quarta-feira, às 9h, na abertura do Seminário Internacional de Armas (Semintar), no Hotel Intercontinental, em São Conrado, mais uma série de medidas contra a violência no Estado. Entre as propostas, destaca-se a criação de um prêmio em dinheiro ao cidadão que, voluntariamente, entregar a arma à polícia.
O governo criará um número 0800, espécie de Disque-Armas, pelo qual a pessoa interessada poderá entrar em contato para que uma equipe da polícia vá ao seu encontro para apanhar a arma com segurança. Com essa iniciativa, o governo acredita que vai reduzir a grande quantidade de armamento em circulação no Estado.
O governo também enviará mensagem à Assembléia Legislativa propondo a criação de uma gratificação para os policiais que apreenderem armas. O valor ainda está sendo estudado e variará de acordo com o preço da arma recolhida e será creditado no contracheque do policial.
Rosinha anunciará ainda a criação de um cadastro único de presos no Estado. Todos serão monitorados e aquele que, a um mês de ser libertado, apresentar um comportamento violento poderá ter a pena aumentada.
A governadora vai confirmar a pretensão de solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem vai se encontrar na quarta, autorização para a polícia patrulhar estradas federais no Estado, como a BR-101 e a Via Dutra, com o intuito de coibir a entrada de armas.
Rosinha também confirmará a ampliação do programa Reservistas da Paz, que emprega jovens excedentes do serviço militar no patrulhamento de ruas. Eles poderão usar gás de pimenta para a detenção de infratores. Os jovens atuam em grupo comandados por um cabo ou sargento da Polícia Militar e não podem usar arma de fogo, apenas cassetete. Eles recebem ajuda de custo mensal e só atuam em áreas específicas.
A governadora confirmará que serão inauguradas até o fim do ano mais 30 delegacias legais. Rosinha informará ainda que, na quinta-feira, a Secretaria de Segurança receberá 290 veículos. A maioria reforçará o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, melhorando a fiscalização nas entradas e saídas do Estado. A secretaria adquirirá, ainda este mês, 500 fuzis 762 e quatro mil coletes à prova de balas.
A Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio, passará a contar, a partir do dia 30, com um sistema de monitoramento que usará 16 câmeras, espalhadas em seus 21,4 quilômetros. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construiu um prédio que abrigará os computadores e aparelhos de televisão.
A via receberá também mais iluminação, que aumentará em 60% a visibilidade à noite e diminuirá em 50% os gastos com energia. A Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo anunciou que 50 das três mil luminárias da Linha Vermelha, próximas à Rodovia Washington Luiz, serão substituídas para a realização de testes. Caso as novas lâmpadas sejam aprovadas, todo o sistema será trocado em quatro meses.
A exemplo do 19º (Copacabana) e 23º BPM (Leblon), um sistema de monitoramento por câmeras começou a funcionar desde ontem no 17º BPM (Ilha do Governador). São 12 câmeras instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de aprimorar o patrulhamento no bairro, que tem uma única entrada e 37 favelas.