A governadora Rosinha Garotinho abre, nesta quarta-feira, um painel sobre o Protocolo de Kyoto, às 17h30, na Glória, Zona Sul do Rio, como parte das atividades organizadas pela Convenção Marco de Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC) para marcar a entrada em vigor do acordo mundial em favor do meio ambiente. O evento, que contará com a participação de especialistas e autoridades políticas e diplomáticas, acontecerá na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Rua do Russel, nº 1, Glória).
Durante o evento, a governadora vai assinar um decreto criando a Comissão Estadual de Implantação e Regulamentação dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo no Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do Protocolo de Kyoto.
O protocolo determina que 36 países industrializados reduzam em 5,2% as emissões de gases na atmosfera entre 2008 e 2012, tendo como base o nível de emissões registradas em 1990, e estabelece o Comércio Internacional de Carbono, permitindo que países industrializados adquiram ou vendam cotas de emissão de carbono.
O protocolo prevê também a criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que incentiva investimentos sustentáveis em países menos desenvolvidos, e o Fundo de Adaptação do Protocolo, que ajuda os países em desenvolvimento a se adaptarem às restrições do protocolo.