Quem gosta de aproveitar o fim de semana, mas tem filho pequeno, deve lembrar de tomar um cuidado especial com o filhote. Começa no próximo sábado, das 8h às 17h, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007 para crianças menores de 5 anos.
Promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais, a campanha oferecerá 1,9 milhão de doses da vacina nos 92 municípios que compõem o estado do Rio, disponíveis em 3,5 mil postos.
O objetivo no estado do Rio é imunizar 95% das 1.260.188 crianças menores de 5 anos contra poliomielite. Em 2006, o resultado foi bom: foram vacinadas 1.196.752 crianças (94,69%).
Já no município do Rio serão oferecidas 700 mil doses da vacina, em 854 postos de vacinação, que incluem, além das unidades municipais de saúde, escolas, clubes e associações de moradores. A expectativa é que 470 mil crianças sejam imunizadas.
Ao todo, a expectativa é que cerca de 16,3 milhões de crianças menores de 5 anos sejam imunizadas, o que corresponde a 95% da população do país nessa faixa etária.
A vacina contra a paralisia infantil não tem contra-indicações, mas o Ministério da Saúde recomenda que crianças com doenças graves consultem os profissionais nos postos para saber que procedimento adotar.
As estatísticas comprovam que a mobilização vem dando certo. Segundo o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no estado foi registrado em 1987, no município do Rio e, no Brasil, em 1989, em Sousa, na Paraíba.
A segunda etapa da vacinação contra a poliomielite será realizada no dia 25 de agosto.
Vacinação inclui imunização contra outras doenças
O Ministério da Saúde recomenda que os pais apresentem a caderneta de vacinação das crianças no dia. Assim, quem estiver com alguma vacina vencida ou atrasada, poderá ser imunizado também contra outras doenças.
Além da poliomielite, os postos estão equipados para dar outras vacinas, como DTP (difteria, tétano e coqueluche); tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae B, bactéria que provoca um tipo de meningite que não é a meningocócica - HIB); tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); hepatite B e rotavírus.
Confira no site da prefeitura (http://www.saude.rio.rj.gov.br) a lista com os postos de vacinação do município do Rio.