Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

RJ: professores protestam em frente ao Palácio Guanabara

Quarta, 25 de Abril de 2007 às 16:49, por: CdB

Professores do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) fizeram nesta quarta-feira um protesto, com princípio de tumulto, em frente ao Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio. Eles reivindicam aumento salarial e contratação de novos professores. Policiais tentaram tirar o carro de som da rua e houve conflito. Os manifestantes chegaram a fazer uma fogueira de papel picado em frente à sede do governo.
 
No fim da tarde, o secretário de Educação, Nelson Maculan, se reuniu com os sindicalistas. No encontro, ficou agendada uma nova reunião para a semana que vem sem representantes dos alunos, mas contando com Maculan, o secretário de Governo, Wilson Carlos, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão, além dos secretários de Fazenda e de Planejamento e Gestão, Joaquim Levy e Sérgio Ruy, que cuidam do orçamento do estado. Maculan vai apresentar uma proposta ao governador Sérgio Cabral solicitando a efetivação de mais 2,6 mil professores concursados para a rede estadual de ensino.

Segundo a secretaria de Educação, desde o início da gestão atual, dois mil concursados foram efetivados, 15 mil Gratificações por Lotação Prioritária (as chamadas GLPs ou horas extras) foram autorizadas e 1,4 mil profissionais estão sendo contratados temporariamente por um ano.

Tags:
Edições digital e impressa