O ex-prefeito de Roma Walter Veltroni, da coalizão de centro-esquerda da Itália, admitiu derrota na segunda-feira para o ex-premiê Silvio Berlusconi nas eleições gerais do país.
Falando ao vivo na televisão italiana, Veltroni disse que ligou para Berlusconi, candidato de centro-direita, para felicitá-lo pela vitória e desejar boa sorte.
Veltroni se pronunciou pouco após a divulgação de pesquisas de boca-de-urna que indicavam que Berlusconi havia vencido as eleições, devendo chegar pela terceira vez ao cargo de primeiro-ministro da Itália.
O pleito foi realizado três anos antes do previsto, depois da dissolução da coalizão de centro-esquerda de Romano Prodi.
O novo governo será o 62º na Itália desde a Segunda Guerra Mundial e espera-se difíceis negociações para a formação de novas alianças nos próximos dias. O novo governo enfrenta o desafio de reavivar a economia italiana, que está debilitada. Há uma previsão de crescimento zero no ano que vem.
A disputa pelo governo da Itália se concentrou em dois partidos: o PDL, Partido da Liberdade, de centro-direita, liderado pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi; e o PD, Partido Democrático, de centro-esquerda, cujo líder é o ex-prefeito de Roma, Walter Veltroni. Com a economia no centro das preocupações dos eleitores italianos, os dois principais candidatos prometeram cortes fiscais modestos e diminuição da burocracia durante a campanha.
Os correspondentes da BBC dizem que a disputa eleitoral bastante acirrada significa que o novo governo pode ter de formar uma coalizão com partidos menores. Nem mesmo uma aliança entre Berlusconi com Veltroni é descartada.
Rival de Berlusconi admite derrota na Itália
O ex-prefeito de Roma Walter Veltroni, da coalizão de centro-esquerda da Itália, admitiu derrota na segunda-feira para o ex-premiê Silvio Berlusconi nas eleições gerais do país. Falando ao vivo na televisão italiana, Veltroni disse que ligou para Berlusconi, candidato de centro-direita, para felicitá-lo pela vitória e desejar boa sorte. (Leia Mais)
Segunda, 14 de Abril de 2008 às 13:22, por: CdB