Um milhão de CDs piratas apreendidos pela polícia do Rio em um ano serão destruídos na manhã de quinta-feira no gramado do estádio do Maracanã, no Rio. Três máquinas trituradoras serão utilizadas na cerimônia, que deverá ser acompanhada por representantes de organizações internacionais de defesa da propriedade intelectual.
O pedido da cessão do Maracanã foi feito pelo Ministério Público e pela CPI da Pirataria, da Câmara dos Deputados. Os CDs de música e de software, foram recolhidos em operações realizadas pelas delegacias de Defraudações e de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial da Polícia Civil fluminense.
A promotora Lilian Pinho, titular da 16ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos, disse que um dos objetivos do evento é chamar a atenção da comunidade internacional para o esforço brasileiro no combate a este tipo de crime.
- Os dois países com a pior imagem no exterior nesse campo são a China e o Brasil. Aqui não temos uma indústria falsificadora, mas a quantidade de produtos comercializados é muito grande - afirmou Lilian. Será a primeira de uma série de destruições em massa de CDs falsificados.
A maior parte dos CDs a serem triturados é de música - segundo a promotora, são de autoria desconhecida e foram recolhidos com vendedores que já foram indiciados. Mas a pirataria de software também é intensa no Brasil. De acordo com dados da Business Software Alliance (BSA) e da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), 61% dos softwares e 70% dos hardwares existentes no mercado acabam sendo copiados ilegalmente. Com isso, são perdidos 45.000 empregos anualmente. O prejuízo no faturamento é da ordem de R$ 6 bilhões.
Rio vai destruir um milhão de CDs piratas no gramado do Maracanã
Terça, 18 de Janeiro de 2005 às 15:37, por: CdB